Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/103
Título: HELIOTHIS VIRESCENS (LEPIDOPTERA NOCTUIDAE) NA CULTURA DO ALGODOEIRO
Autor(es): Dias de Santana, Marina
Munduruca Pires, Eugênio
Palavras-chave: Lagarta – da – maça
Monitoramento
Controle
Algodão
Data do documento: Nov-2016
Editor: Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse
Resumo: A produção do algodão é muito importante na geração de emprego e renda devido à grande quantidade de mão de obra utilizada nas áreas de cultivo, maquinários, áreas de produção e etc. É a fibra têxtil mais utilizada, nos fornece o tecido para roupas, óleo e proteína para alimentação. Não possui origem definida, afirmam ser do Continente Americano, África Central, Paquistão e até mesmo da Índia. No Brasil o algodão foi introduzido no Maranhão no ano de 1760, posteriormente expandindo para o Nordeste. O Brasil possui o terceiro lugar no ranking mundial de exportação de algodão, mas apesar do potencial, o Brasil enfrenta problemas para o crescimento da produção devidos ás pragas. Entre essas pragas destaca-se a lagarta – da – maça (Heliothis virescens), que apresenta coloração variada, vão do verde claro ao marrom, com pontuações escuras e salientes no corpo e possuem quatro pares de falsas pernas, consomem grande parte dos botões florais, maçãs e folhas causando danos severos ao algodoeiro. Este trabalho tem o intuito de estudar a incidência da lagarta – da – maça, Heliothis virescens, na cultura do algodoeiro através do monitoramento, com o propósito de obter dados para o controle desta praga.
URI: http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/103
Aparece nas coleções:Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELIOTHIS VIRESCENS (LEPIDOPTERA NOCTUIDAE).pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.