Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/109
Título: | AS DIFICULDADES ORIGINÁRIAS DA FALTA DE HÁBITO DE LEITURA DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS- POSSE |
Autor(es): | Miranda, Marina Nascimento Rocha, Doralice Santiago |
Palavras-chave: | Hábito de leitura Dificuldades Formação docente |
Data do documento: | Nov-2016 |
Editor: | Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é mostrar através da coleta de dados e de embasamento teórico, a importância de se possuir o hábito de leitura para um desempenho eficiente na formação de futuros docentes. Que os mesmos sejam capazes de compreender e de transformar a realidade educacional na qual estão inseridos e de formar novos leitores que contribuam para o crescimento econômico e social do seu país. Os alunos alvo desse estudo são os acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Posse, do ano de 2016. Nesse sentido, busca-se investigar todo o processo de formação da leitura, todas as suas fases e seus incentivadores, os problemas que impedem o aluno de se tornar um leitor assíduo e se desenvolver através da leitura. Além disso, visa conhecer como os alunos veem a leitura como requisito fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional e qual as dificuldades que os acadêmicos encontram perante a prática de leitura textual e de mundo, e em relação à produção escrita e a compreensão e interpretação de texto. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa, fazendo uso de questionários contendo perguntas que tinham como fim a identificação do perfil de leitor e se o mesmo possuía um hábito de leitura. O desenvolvimento da presente pesquisa se embasou em estudos relacionados a formação e a prática docente e ao letramento, tendo como pesquisadores Bamberger (2005), Sandroni e Machado (1991) e Silva (1995). ____________________________________________________________________________ABSTRACT The aim of this research is to show through the collect of data and theoretical basis, the importance of having the habit of reading for an effective performance in the training of future teachers. That they are able to understand and transform the educational reality in which they are involved and to form new readers that can contribute to the economic and social development of their country. The target students of this investigation are the students of the Degree course in Portuguese and English Languages at the College of Goiás, in the city of Posse, in the year 2016. In this sense, the aim is to investigate the whole process of formation of reading, all its stages and their supporters, the problems that prevent student from becoming a regular reader and develop through reading. Furthermore aims to know how the students see reading as a fundamental requirement for their personal and professional growth and what are the difficulties that the students are facing towards the practice of textual and the world reading, and regarding to the written production, comprehension and interpretation of the text. The data collection was done by means of qualitative and quantitative research, using questionnaires containing questions that had to aim the identification of the profile readers and whether he/she had the habit of reading. The development of this research is based in part on studies related to training and teaching practice and literacy, with the Bamberger researchers (2005), Sandroni and Machado (1991) and Silva (1995). |
URI: | http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/109 |
Aparece nas coleções: | Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AS DIFICULDADES ORIGINÁRIAS DA FALTA DE HÁBITO DE LEITURA.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.