Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMELO, Denilza de Sousa-
dc.contributor.authorMuller, Hofélia M. Pozzobom-
dc.date.accessioned2017-05-07T01:26:58Z-
dc.date.available2017-05-07T01:26:58Z-
dc.date.issued2017-03-07-
dc.identifier.urihttp://187.6.250.232:8081/jspui/handle/123456789/119-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe refletir sobre as obras de Monteiro Lobato e a sua contribuição no processo de alfabetização. Alguns títulos da Série “O Sítio do Picapau Amarelo”, têm especial destaque durante o percurso investigativo e, através desses, pretende-se resgatar e reviver valores culturais da literatura infantil, reconhecendo o valor dos textos lobatianos. Percebe-se atualmente uma grande inserção de diferentes autores destinados ao público infantil, enquanto Monteiro Lobato figura como autor /, ‘_quase esquecido’, tanto no cenário comercial e editorial, quanto no pedagógico. Diante disso é importante repensar como O Sítio do Picapau Amarelo tem sido apresentado às crianças e quais elementos poderiam contribuir para aproximar ou afastar as mesmas do precursor da Literatura Infantil Brasileira. Para fomentar a reflexão em torno dessas questões o trabalho, proposto, embasado pela pesquisa bibliográfica e de campo, envolveu crianças no processo de alfabetização de uma escola urbana de Posse – GO. ___________________________ABSTRACT: The present work proposes to reflect on the works of Monteiro Lobato and his contribution in the literacy process. Some titles of the series "The Yellow Picapau", have a special emphasis during the investigation course, and through these, it is intended to rescue and revive cultural values of children's literature, recognizing the value of the Lobatian texts. There is now a great insertion of different authors for children, while Monteiro Lobato figures as an author /, _'almost forgotten', both in the commercial and editorial scene, as well as in the pedagogical scene. In view of this, it is important to rethink how The Yellow Woodpecker has been presented to children and what elements could contribute to approaching or removing them from the forerunner of Brazilian children's literature. To foster reflection around these issues, the work proposed here is stimulated by bibliographical and field research, involving children in the literacy process of an urban school in Posse - GO.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Possept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMonteiro Lobatopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.titleMONTEIRO LOBATO E O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO: A TRAVESSIA HISTÓRICA DE 1930 AO UNIVERSO CONTEMPORÂNEOpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONTEIRO LOBATO E O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.pdf161,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.