Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/136
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Maria Celiane Pinto dos Passos | - |
dc.contributor.author | Müller, Hofélia Madalena Pozzobon | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-14T13:34:01Z | - |
dc.date.available | 2017-06-14T13:34:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-24 | - |
dc.identifier.uri | http://187.6.250.232:8081/jspui/handle/123456789/136 | - |
dc.description.abstract | É na infância que a criança desenvolve a formação para prosternar discernimentos, tais como: o respeito às diferenças e a diversidade étnica-cultural. É acreditando na importância da literatura infanto-juvenil como meio de despertar e de provocar a quebra de estereótipos sobre esses conceitos de maneira prazerosa e significativa, que buscamos neste artigo, através de pesquisa bibliografica e pesquisa de campo, analisar duas obras que tratam exatamente da diversidade étnica-cultural trazendo como protagonistas personagens negros, tais como: Menina Bonita do Laço de fita (2005) de Ana Maria Machado e O Menino Marrom de Ziraldo (2013). Temos como proposta investigar a contribuição /influência de obras de Literatura Infantil na formação da identidade infantil; despertando a importância da conscientização do sujeito frente às diversidades étnica cultural; A partir de leituras de autores como: Bettelheim, Abramovich, Bernd e outros. Busca compreender de que forma essa influencia na formação de identidade da criança, ainda na infância. _____________________________________________________________________________ABSTRAT It is in childhood that the child develops the training to prostrate discernments such as respect for differences and ethnic-cultural diversity. It is believed that the importance of children's literature as a means of awakening and provoking stereotypes on these concepts in a pleasant and meaningful way, we seek in this article to analyze two works that deal specifically with ethnic-cultural diversity bringing as protagonists black characters, Such as: Beautiful Girl of Ribbon Ribbon (2005) by Ana Maria Machado and The Brown Boy of Ziraldo (2013). We propose to investigate the contribution / influence of Children's Literature works in the formation of children's identity; Awakening the importance of the subject's awareness of ethnic cultural diversity; From readings by authors such as Bettelheim, Abramovich, Bernd and others, it is sought to understand how this influence takes place in the identity formation of the child, even in childhood. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Estereótipos | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | LITERATURA INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA E O RESPEITO À DIVERSIDADE ÉTNICO CULTURAL. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos científicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALITERATURA INFANTIL A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA E O RESPEITO À DIVERSIDADE ÉTNICO CULTURAL.pdf | 284,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.