Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/167
Título: O ENSINO DA MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA LEI N.13.415: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Rodrigues, Aline Machado
Filho, Mário Ferreira do Nascimento
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Medida Provisória
Data do documento: Nov-2017
Editor: Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Resumo: A reforma do Ensino Médio, assunto que gerou grandes discussões, foi elaborada com o intuito de melhoria para o Ensino Básico, no entanto aprovada sob Medida Provisória antes mesmo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ser concluída e analisada. Com a intenção de saber mais detalhes sobre essa “ousadia responsável” conforme diz o nosso Presidente Michel Temer, foi feito um estudo com metodologias embasadas por intermédio de fontes bibliográficas, exploratórias e qualitativas a fim de conhecer os principais impactos que a reforma causará no Ensino Médio, precipuamente no ensino de Matemática. Realizamos uma pesquisa de campo no Centro de Ensino em Período Integral Argemiro Antônio de Araújo para uma investigação de como está sendo a mediação de conteúdos da disciplina de Matemática a partir da implantação do novo sistema de ensino o qual é integral e que, como projeto piloto, vem acolhendo a ideia da reforma do Ensino Médio. Professores e especialistas foram questionados acerca de tal assunto e concluímos que a reforma só terá efeito positivo se for apresentado um currículo flexível de acordo com as promessas que foram feitas em relação a ele._____________________________________________________________________________________________The reform of High School, a subject that generated great discussions, was elaborated with the intention of better for Basic Education, although approved under Provisional Measure before the National Curricular Common Base (NCCB) was completed and analyzed. With an intention to know more details about this "responsible daring" according to our President Michel Temer, it was a study with methodologies based on bibliographic, exploratory and qualitative sources in order to know the main impacts that the reform will cause in High School , specially no mathematics teaching. We conducted a field research in the Argemiro Antônio de Araújo Integral Period Teaching Center for a research on how it is being a content communication of Mathematics discipline starting from the implantation of the new education system which is integral and that, as a pilot project has come up with an idea of the reform of High School. Teachers and experts are questioned on the subject and we conclude that it is a reform only for purposes of promotion according to the promises that are made regarding it.
URI: http://187.6.250.232:8081/jspui/handle/123456789/167
Aparece nas coleções:Artigos científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ALINE_CONCLUSO.pdf274,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.