Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/170
Título: DIFICULDADES DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PARA UMA ALUNA SURDA, NA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE IACIARA GOIÁS
Autor(es): Lima, Fabricia dos Santos
Filho, Mário Ferreira do Nascimento
Palavras-chave: Aluna surda
Ensino Médio
Matemática
Professor regente
Intérprete de LIBRAS
Data do documento: Nov-2017
Editor: Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Resumo: O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada em uma escola pública do município de Iaciara no Estado de Goiás, com uma aluna surda da 3ª série do Ensino Médio, que teve como objetivos: conhecer, refletir, analisar e compreender a realidade enfrentada pela mesma, no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de Matemática, bem como observar a atuação do professor quanto à sua pratica docente, e métodos alternativos para um melhor ensino/aprendizagem. As observações foram registradas em notas de campo que foram analisadas com duplo viés, atentando-se para a prática de ensino do professor regente e para a aprendizagem apresentada pela aluna. Assim salientam-se questões importantes que se opõem a uma verdadeira inclusão da aluna surda como: as dificuldades encontradas no processo de ensino/aprendizagem da disciplina de Matemática; os papeis entre o intérprete de Língua de Sinais; o professor regente de Matemática; a aluna surda, e o seu aprendizado em Matemática. ________________________________________________________________________________________The present article results from a research carried out in a public school in the city of Iaciara in the State of Goiás, with a deaf student from the 3rd grade of High School, whose objectiv was: to know, to reflect, to analyze and to understand the reality faced by in the process of teaching / learning in Mathematics, as well as observing the teacher's performance regarding their teaching practice, and alternative methods for better teaching / learning. The observations were recorded in field notes that were analyzed with double bias, considering the teaching practice of the teacher regent and for the learning presented by the student. Thus important issues that oppose a true inclusion of the deaf student are highlighted as: difficulties encountered in the teaching / learning process of Mathematics; the roles between the Sign Language interpreter; the regent teacher of Mathematics; the deaf student, and her learning in Mathematics.
URI: http://187.6.250.232:8081/jspui/handle/123456789/170
Aparece nas coleções:Artigos científicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.