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Título: GRAMÁTICAS: NORMATIVA E DESCRITIVA ABORDAGEM DAS GRAMÁTICAS DESCRITIVA E PRESCRITIVA DA LÍNGUA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-FUNCIONAL
Autor(es): Binda, Anádia
Almeida, Aurea da Silva
Fraga, Luciana Evelin Inácio Alvim de Rezende
Souza, Sara Maria
Palavras-chave: gramáticas normativa e descritiva
diacronia e sincronia da Língua Portuguesa
Data do documento: 23-Nov-2011
Editor: UEG-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como objetivo apresentar um panorama da Língua Portuguesa no universo em recorte numa perspectiva histórico-funcional, mediante uma abordagem diacrônica e sincrônica do uso Linguístico. O segundo momento consistirá na análise e cômputo dos dados obtidos através de pesquisas de campo na Instância em foco (6º período do ensino médio - 3ª série do Ensino Médio), no tocante ao uso ou não da gramática normativa e descritiva em sala de aula. A opção por esse estudo deve-se à nossa inquietação frente à tentativa de buscar mecanismos para entender a existência da não aplicabilidade e desmotivação por parte do emprego da gramática descritiva na sala de aula, mas reconhecendo a importância da normativa. Para a obtenção dos dados, realizou-se uma pesquisa de campo, pautada na análise de dois questionários constituídos de perguntas objetivas feitas a 25 (vinte e cinco) alunos do ensino médio e a 5 (cinco) professores de Língua Portuguesa. ______________________________________________________________________________________ABSTRACT This monograph aims to present an overview of the Portuguese Language in the universe in a historical perspective cut-functional by a synchronic and diachronic approach to linguistic language in use. The second stage consists in the analysis and calculation of data obtained through field research in Instance in focus (6th period of the school-3rd grade of High School), regarding the use or not use of normative and descriptive grammar in the classroom. The choice of this study is due to our concerns forward to trying to find mechanisms to understand the existence of non-applicability and lack of motivation by the use of descriptive grammar in the classroom, but recognizing the importance of normative. To obtain the data, we carried out a field survey which started with the analysis of two questionnaires: 25 high school students and 5 Portuguese teachers, where it consisted of a series of objective questions.
URI: http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/23
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