Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/247
Título: INVESTIGAÇÃO DE CONCEITOS ABORDADOS NA FEIRA LIVRE MUNICIPAL DE POSSE/GO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS
Autor(es): Silva, Andréia Francisco
Reis, Daniela Crestani
Palavras-chave: Sistemas de medidas
Etnomatemática
Feira Livre, Matemática
Matemática.
Data do documento: 5-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual de Goiás
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar a matemática utilizada pelos feirantes na Feira Livre Municipal de Posse-Go e as contribuições da mesma para a construção de conhecimentos matemáticos. O público alvo foram alunos do 1° ano ‘‘C’’ do CEPI Argemiro Antônio de Araújo, na cidade de Posse-Go, pretendendo-se a identificação de medidas adotadas pelos feirantes, e sua relação com o conteúdo de Sistema Métrico Decimal trabalhado em sala de aula. A investigação ocorreu, primeiramente, na Feira Livre onde foi realizada uma entrevista com os feirantes, a fim de descrever o perfil dos mesmos, e as observações serviram para análise qualitativa em relação aos instrumentos e Unidades de Medidas utilizadas pelos feirantes. Já em sala de aula a pesquisa se alinhou as concepções do programa Etnomatemática que busca a valorização da Matemática dos diferentes grupos, conhecendo a forma como são realizadas as medidas pelos feirantes e traçando relações com as Unidades de Medidas dando maior significado e permitindo ao aluno perceber a Matemática presente em seu cotidiano. A partir dessa pesquisa foi possível perceber que quando o ensino parte da realidade do aluno, com a utilização de materiais concretos, de atividades práticas e contextualizadas, o interesse dos alunos é maior e a aprendizagem mais significativa_________________________________________________________________. This work was developed with the objective of investigating the mathematics used by the fair in the Municipal Free Fair of Posse-Go and the contributions of the same to the construction of mathematical knowledge. The target audience were students of the 1st year '' C '' of CEPI Argemiro Antônio de Araújo, in the city of Posse-Go, aiming to identify measures adopted by the marketers, and their relation with the content of Metric Decimal System worked in the classroom. The investigation took place, firstly, at the Free Fair where an interview was held with the fairgrounds, in order to describe their profile, and the observations served for qualitative analysis in relation to the instruments and Units of Measures used by the fairgrounds. Already in the classroom the research aligned the conceptions of the Ethnomathematics program that seeks the valorization of Mathematics of the different groups, knowing how the measurements are made by the fairgrounds and drawing relations with the Units of Measures giving greater meaning and allowing the student to perceive the Mathematics present in their daily life. From this research it was possible to perceive that when the teaching starts from the reality of the student, with the use of concrete materials, practical activities and contextualized, students' interest is greater and learning more meaningful.
URI: http://187.6.250.232:8081/jspui/handle/123456789/247
Aparece nas coleções:Artigos científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo TC.pdf235,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.