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Título: GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃMÁTICA BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autor(es): Santos, Rafaella Alves Pereira
Oliveira, Roberto Felício
Palavras-chave: gamificação,
Educação Matemática Básica,
Revisão Sistemática da Literatura.
Data do documento: 5-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual de Goiás
Resumo: Gamificação consiste em aplicar elementos de jogos eletrônicos, tais como pontos e medalhas de jogadores, a outros contextos não relacionados a jogos. O principal objetivo da gamificação no contexto educacional é engajar os alunos no processo de aprendizado. Ao dinamizar a realização de suas atividades, espera-se que os alunos melhorem o seu desempenho em exercícios e provas. Vários estudos reportam aplicações de apoio à gamificação no contexto educacional, especialmente na educação básica. Porém, a literatura carece de uma sumarização dessas aplicações, bem como dos seus benefícios observados no ensino da matemática, cujos tópicos de ensino são usualmente complexos e requerem alto engajamento para o devido aprendizado. Das implicações práticas dessa carência, destaca-se a dificuldade com a qual os professores escolheriam as aplicações para adoção em suas escolas, com base nas principais dificuldades de aprendizado de seus alunos em relação a específicos tópicos de ensino da Matemática. Este trabalho objetiva resolver tal carência ao catalogar, por meio de um revisão sistemática da literatura, as aplicações de gamificação reportadas até então. Nosso catálogo visa guiar os professores na escolha de aplicações para adoção de acordo com suas necessidades. Neste trabalho, discutimos (1) as aplicações existentes que apoiam a gamificação do ensino da Matemática na educação básica, (2) as limitações do uso prático dessas aplicações por escolas e (3) oportunidades de pesquisa para o apoio à educação matemática básica. Esperamos, portanto, disseminar a adoção da gamificação por entre as escolas de educação básica brasileiras, bem como fomentar a proposição de novas aplicações por parte de pesquisadores._____________________________________________________ Gamification means applying electronic game element, such as player points and badges, to other contexts than electronic games. The overall gamification goal in educational settings is engaging students in the learning process. By making dynamic the students’ tasks, gamification aims at improve the students’ performance in exercises and tests. Various studies report applications built for supporting the educational gamification, especially with respect to the basic education. Unfortunately, the literature lacks a summary of these applications and their benefits in the Mathematics education whose learning topics are usually complex and require high student engagement. Consequently, teachers might find difficult to choose the applications that best fit their students’ learning needs in specific Mathematics topics. This work aims at addressing the observed lack of summary through a systematic literature review. Our goal is summarizing the main applications that support the gamification of Mathematics basic education as reported by previous studies. The summary could guide teachers in charge of.
URI: http://187.6.250.232:8081/jspui/handle/123456789/249
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