Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/24
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Bianca Alves-
dc.contributor.authorRocha, Ivanilde Alves dos Santos-
dc.contributor.authorRibeiro, Alcemir Pinheiro-
dc.date.accessioned2017-01-11T16:34:28Z-
dc.date.available2017-01-11T16:34:28Z-
dc.date.issued2014-11-
dc.identifier.urihttp://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/24-
dc.description.abstractA Filosofia é uma área de conhecimento indispensável para a formação intelectual e social do homem. Nesse sentido, esta pesquisa tem como propósito apresentar as contribuições do ensino de Filosofia e o perfil do docente enquanto mediador no processo ensino-aprendizagem. Assim, buscar-se-á compreender seu papel na aquisição do conhecimento, destacando sua importância sob a ótica de alguns estudiosos, além de refletir sobre a formação e a prática docente dos profissionais da educação que ministram a disciplina. A investigação foi realizada com turmas do Ensino Médio, cursado em duas escolas públicas estaduais, ambas localizadas na cidade de Posse. O procedimento utilizado na aplicação desta pesquisa foram questionários destinados a alunos e professores, e também a pesquisa bibliográfica, onde foram consultados autores com reconhecida contribuição no que se refere ao tema da pesquisa. No desenvolvimento do trabalho foi questionada a importância da Filosofia para a educação e a melhor forma de inserir o ensino da referida disciplina numa proposta de educação crítica, que contribua para a transformação social. Para a aplicação dos conhecimentos filosóficos na prática do cotidiano escolar é imprescindível à existência de profissionais capacitados para atuar na área, detentores de embasamentos teóricos necessários ao processo de ensino-aprendizagem. É ressaltada a importância dos docentes disporem de metodologias adequadas para auxiliarem os educandos na compreensão da capacidade transformadora da filosofia. A história da Filosofia e os pensamentos dos filósofos devem oferecer suporte para o trabalho docente no entendimento dos temas e dos problemas que são investigados e os conteúdos devem ser apresentados de forma que a temática esteja associada à realidade vivenciada pelos alunos.________________________________________________________________________________ABSTRACT Philosophy is an essential area of knowledge for intellectual and social formation of man. In this sense, this research aims to present the contributions of teaching philosophy and profile of the teacher as a mediator in the teaching-learning process. So it will seek to understand their role in the acquisition of knowledge, highlighting its importance in the view of some scholars, as well as reflect on the training and teaching practice of education professionals who teach the discipline. The research was conducted with groups of high school, attended two public schools, both located in the town of Posse. The procedure used in the application of this research were questionnaires for students and teachers, and also the literature where authors were consulted with recognized contribution with regard to the subject of the research. In developing this work, was questioned the importance of philosophy for education and the best way to enter the teaching of this discipline in a proposal for critical education, which contributes to social transformation. For the application of philosophical knowledge in the practice of everyday school life, the existence of trained professionals to work in the area, Theoretical Foundation of holders required for the teaching-learning process is essential. It is highlighted the importance of teachers to be provided with appropriate methodologies to assist the students in understanding the transformative capacity of philosophy. The history of philosophy and the thoughts of philosophers must support for teaching in the understanding of the issues and problems that are investigated and content should be presented so that the issue relates to the reality experienced by the students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEG-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁSpt_BR
dc.subjectContribuiçãopt_BR
dc.subjectFilosofia;pt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectDocente;pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem.pt_BR
dc.titleAS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE FILOSOFIA E O PERFIL DO DOCENTE ENQUANTO MEDIADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE POSSE.pt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO.pdf978,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.