Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/270
Título: A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO POTENCIAL RECURSO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): ARAÚJO, Letícia de Sousa
MULLER, Hofélia Madalena Pozzobon
Palavras-chave: Matemática,
Recurso,
Música,
Ensino /Aprendizagem .
Data do documento: 18-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual de Goiás
Resumo: Este artigo apresenta à temática “A utilização da música como potencial recurso para o ensino e aprendizagem da matemática no 3° ano do ensino médio”. A pesquisa tem por objetivo investigar o “papel” da música como um recurso potencializador para o processo de ensino aprendizagem da Matemática, verificando as suas possíveis contribuições na abstração dos conteúdos matemáticos. Os estudos aqui apresentados envolveram alunos e professores do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Iaciara-Go e nortearam-se por pressupostos teóricos de Sekeff (2007), Gardner (1994) e Snyders (1992). Aliados à pesquisa de campo que se desenvolveu através da aplicação de questionários; sensibilizações e motivação dos alunos com recursos provenientes da música, além da utilização de algumas estratégias decorrentes do universo musical. O conteúdo matemático “progressão aritmética” foi utilizado em toda a pesquisa campo, constatando-se que a aprendizagem deste conteúdo desenvolveu-se com maior motivação e leveza quando potencializando pelo recurso musical, tornando uma aprendizagem mais efetiva.. _________________________________________________________________________ This article presents the theme "The use of music as a potential resource for the teaching and learning of mathematics in the 3rd year of high school". The research aims to investigate the "role" of music as a potential resource for the process of teaching mathematics learning, verifying their possible contributions in the abstraction of mathematical contents. The studies presented here involved students and teachers of the 3rd year of high school in a public school in the municipality of Iaciara-GO and were guided by the theoretical assumptions of Sekeff (2007), Gardner (1994) and Snyders (1992). Allied to the field research that developed through the application of questionnaires; sensitization and motivation of students with resources from music, as well as the use of some strategies derived from the musical universe. The mathematical content "arithmetic progression" was used in all field research. It was verified that the learning of this content developed with greater motivation and lightness when potentializing the musical resource, making learning more effective.
URI: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/270
Aparece nas coleções:Artigos científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo certo 2018 pdf (2).pdf197,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.