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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Isabella-
dc.contributor.authorOliveira, Givanilde Assis dos Santos-
dc.contributor.authorOliveira, Roberto Felício-
dc.date.accessioned2021-08-09T12:06:45Z-
dc.date.available2021-08-09T12:06:45Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.urihttp://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/278-
dc.description.abstractEducação inclusiva consiste em incluir a pessoa com deficiência no ensino regular. Pessoas com deficiência são aquelas que apresentam impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Na educação inclusiva, dois aspectos podem melhorar o engajamento, motivação e desempenho escolar dos alunos: (i) Sistemas de Software Inclusivos e, (ii) o professor de apoio. O primeiro aspecto representa os programas de computadores originados a partir das necessidades de uma pessoa com deficiência. O segundo corresponde aos profissionais habilitados para facilitar a acessibilidade do aluno com deficiência no ambiente escolar. No entanto, pouco se sabe a respeito das dificuldades enfrentas pelos professores de apoio na adoção de Sistemas de Software Inclusivos nas escolas do campo. Nesta pesquisa, investigamos as percepções dos professores de apoio sobre educação inclusiva e adoção de Sistemas de Software Inclusivos nas escolas do campo. Através de questionário semiestruturado, coletamos dados sobre os impactos, estratégias e formas efetivas de incentivar a educação inclusiva e também aspectos sobre as formas de apoiar a adoção de Sistemas de Software Inclusivos nas escolas do campo.________________________________________________________________________________________ Inclusive education consists of including the disabled person in regular education. People with disabilities are those who have physical, mental, intellectual or sensory impairments. In inclusive education, two aspects can improve student’ engagement, motivation and academic performance: (i) inclusive software systems and, (ii) the support teacher. The first aspect represents computer programs originated from the needs of a person with a disability. The second corresponds to professionals qualified to facilitate the accessibility of students with disabilities in the school environment. However, little is known about the difficulties faced by support teachers in the adoption of inclusive software systems in rural schools. In this research, we investigate the perceptions of support teachers about inclusive education and the adoption of inclusive software systems in rural schools. Via a semi-structured questionnaire, we collected data on the impacts, strategies and effective ways to encourage inclusive education and also aspects on ways to support the adoption of inclusive software systems in rural schools.pt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspt_BR
dc.subjectDeficiênciaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.titleA Percepção dos Professores de Apoio das Escolas do Campo sobre Educação Inclusiva e Adoção de Sistemas de Software Inclusivospt_BR
dc.typeArticlept_BR
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