Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/283
Título: A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA LITERATURA; REFLEXÕES E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL II.
Autor(es): Teixeira, Danyella Cristina Machado
Müller, Hofélia Madalena Pozzobon
Palavras-chave: Matemática
Literatura
Interdisciplina
Reflexão
Ensino/aprendizado
Data do documento: Mar-2021
Editor: Universidade Estadual de Goiás
Resumo: Este artigo aborda o ensino da Matemática através da Literatura, sob uma análise reflexiva indireta do livro de Jacques Fux Literatura e Matemática. Repensando nas práticas docentes enraizadas na pedagogia tradicional como sugestão metodológica voltado ao ensino Fundamental II, apresenta-se as obras de Monteiro Lobato “Aritmética da Emília” e Ernesto Rosa “As mil e uma equações”. Neste sentido o presente artigo tem como objetivo evidenciar algumas reflexões que sinalizam a importância da Literatura para o ensino-aprendizagem da Matemática, desmistificando o pensamento de que a Matemática e a Literatura não têm um ponto de equilíbrio e que não podem ser trabalhadas de forma interdisciplinar no Ensino Fundamental II. Justifica-se está pesquisa tendo em vista as dificuldades presentes no contexto escolar apresentados pelos educandos na compreensão da disciplina de Matemática em relação aos conteúdos que exigem interpretação e raciocínio. Partindo de um estudo bibliográfico, buscou-se explorar autores que verbalizam a temática tratada no artigo. Como forma de aquisição de dados foi realizado uma pesquisa remota aplicada a professores de Matemática, que teve como finalidade coletar dados para validar o trabalho e demonstrar se realmente a Literatura está presente na realidade docente de professores do Município de Posse Goiás.____________________________________________________________________________________ This article approaches the teaching of Mathematics through Literature, under an indirect reflexive analysis of the book by Jacques Fux Literatura e Matemática. Rethinking the teaching practices rooted in traditional pedagogy as a methodological suggestion regarding the Elementary Education II, there are the works of Monteiro Lobato “Aritmética da Emília” and Ernesto Rosa “As mil e uma Equações”. In this sense, this article aims to highlight some reflections that signal the importance of Literature for the teaching-learning of Mathematics, demystifying the thinking that Mathematics and Literature do not have a balance point and that they cannot be worked in an interdisciplinary way in Elementary School II. This research is justified in view of the difficulties present in the school context presented by students in understanding the subject of Mathematics in relation to the contents that require interpretation and reasoning. Starting from a bibliographic study, we sought to explore authors who verbalize the theme addressed in the article. As a way of acquiring data, a remote survey was applied to Mathematics teachers, whose purpose was to collect data to validate the work and demonstrate whether Literature is actually present in the teaching reality of teachers in the municipality of Posse Goiás.
URI: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/283
Aparece nas coleções:Artigos científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Final Danyella Cristina Machado.pdf367,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.