Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/284
Título: | DISCALCULIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA REALIDADE PRESENTE NO COTIDIANO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE DAMIANÓPOLIS- GO. |
Autor(es): | Santana, Paulo Sérgio Barbosa Müller, Hofélia Madalena Pozzobon |
Palavras-chave: | Matemática Discalculia Dificuldades Intervenção |
Data do documento: | Mar-2021 |
Editor: | Universidade Estadual de Goiás |
Resumo: | A Discalculia é um assunto pouco conhecido pelos profissionais da educação, por isso é de grande relevância refletir sobre esse tema para que possamos desenvolver estratégias para lidar com esses alunos com dificuldades, garantindo seu sucesso acadêmico e profissional. Este trabalho tem o objetivo de investigar e analisar as dificuldades Matemáticas apresentadas em dois alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Manoel Lélis no município de Damianópolis-Go, procurando relacioná-las com a dificuldade nas áreas de compreensão dos números e verificar os fatores associados ao insucesso dos alunos e as habilidades envolvendo a Matemática. A partir dos resultados obtidos percebe-se que os alunos demonstraram lentidão nas resoluções de atividades propostas no ambiente escolar e nas aplicações dos testes, não conseguindo desenvolver as habilidades necessárias de acordo com o nível de escolaridade que o mesmo está inserido. Com isso, foi possível compreender a relevância da investigação a respeito dessa temática para que os profissionais da educação possam buscar recursos diferenciados como materiais didáticos manipuláveis e lúdicos como estratégia de intervenção. As obras utilizadas para embasamento teórico foram Bernardi (2014), Campos (2014) e Santos (2017) Yin (2001).___________________________________________________________________________________ Dyscalculia is a subject little known by education professionals, so it is of great relevance to know more about this topic so that we can develop strategies to deal with these students with difficulties, ensuring their academic and professional success. This work aims to investigate and analyze the Mathematical difficulties presented in two sixth year students of Elementary School II of the Manoel Lélis State School in the municipality of Damianópolis-Go, trying to relate them to the difficulty in the areas of understanding the numbers and to verify factors associated with student failure and skills involving mathematics. From the results obtained, it can be seen that the students showed slowness in the proposed resolutions of activity in the school environment and in the application of the tests, failing to develop the necessary skills according to the level of education that it is inserted. With that, it was possible to understand the relevance of the investigation regarding this theme so that education professionals can look for differentiated resources such as manipulative and playful teaching materials as an intervention strategy. The works used for theoretical support were Bernardi (2014), Campos (2014) and Santos (2017) Yin (2001). |
URI: | http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/284 |
Aparece nas coleções: | Artigos científicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO Final Paulo Sérgio.pdf | 355,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.