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dc.contributor.authorSantos, Sinval Filho Alves-
dc.contributor.authorMüller, Hofélia Madalena Pozzobon-
dc.date.accessioned2021-08-09T13:04:40Z-
dc.date.available2021-08-09T13:04:40Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.urihttp://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/286-
dc.description.abstractHá vários fatores que podem interferir na educação de todas as pessoas. Neste trabalho, refletiremos de modo particular o contexto dos alunos quilombolas, fatores que tem a ver com suas famílias ou gerados em âmbito escolar, além do descaso sofrido por eles em relação as suas necessidades. Levando em consideração as dificuldades enfrentadas pelos jovens quilombolas, o presente trabalho teve como objetivo, estabelecer um paralelo existente entre situações vividas pelos alunos em seu cotidiano e o desempenho escolar, e deste modo compreender melhor a situação educacional matemática. Gráficos amostrais foram utilizados para visualização e compreensão dos fatores que representam maior interferência na aprendizagem matemática dos alunos quilombolas. A pesquisa é qualitativa quantitativa, utilizou questionários e entrevistas com professores, para obtenção de dados sobre fatores que interferem na aprendizagem de jovens quilombolas da comunidade do Baco Pari município de Posse - GO que estudam na Escola Carlos Bispo Alves, situada no mesmo município. Buscou-se por meio das respostas do questionário calcular a media aritmética dos dados obtidos, para assim compreender a intensidade desses fatores, e evidenciar a quantidade porcentual que cada um interfere na aprendizagem desses alunos, dando ênfase aqueles que têm maior presença na vida dos estudantes. Espera-se que os resultados ajudem em pesquisas futuras que visem encontrar maneiras de amenizar os aspectos negativos causados por esses fatores.___________________________________________________________________________________ Several factors can interfere with the education of all people. In this work, we will reflect particularly about the context of quilombolas students, factors that have to do with their families or generated in the school environment, besides the neglect suffered by them in relation to their needs. Taking into account the difficulties faced by the young quilombolas, the present work aimed to establish a parallel between situations experienced by students in their daily lives and school performance, and thus better understand the mathematical educational situation. It was used sample charts to visualize and understand the factors, that represent greater interference in the mathematical learning of quilombola students. This research is qualitative and quantitative, it was used questionnaires and interviews with teachers, to obtain data on factors that interfere in the learning of young quilombolas from the Baco Pari community in municipality of Posse – GO, who study at the Carlos Bispo Alves School, located in the same municipality. We sought through the answers of the questionnaire to calculate the arithmetic media of the data obtained in order to understand the intensity of these factors, and to evidence the percentage amount that each one interferes in the learning of these students, emphasizing those who have a greater presence in the students' lives. We expected with these results to help in future research aimed at finding ways to mitigate the negative aspects caused by these factors.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO BACO PARI DE POSSE-GO: POSSÍVEIS FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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