Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/28
Título: | GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA 2.ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | Jesus, Elica Lima de Júnior, Hélio da Silva Neves Binda, Anádia |
Palavras-chave: | Gêneros textuais Histórias em Quadrinhos Ensino de Língua Inglesa Ensino/aprendizagem Ensino fundamental II – 6 º |
Data do documento: | 19-Nov-2014 |
Editor: | Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse |
Resumo: | Esta pesquisa tem como ponto central o ensino de Língua Inglesa por meio dos gêneros textuais no 6.º ano do ensino fundamental II, utilizando-se das histórias em quadrinhos (HQs). É organizada em diversos assuntos, entre eles, a importância de utilizar os gêneros textuais no ensino da disciplina de Língua Inglesa. Uma vez que o idioma e os gêneros estão presentes não só no cotidiano escolar do aluno e em sua vida social. Por isso, esta pesquisa aborda conceitos, metodologias e resultados referentes ao tema em questão, cujo objetivo principal é tornar seu estudo conhecido e aplicável em sala de aula, com informações que são necessárias aos professores que desejam tornar suas aulas mais agradáveis e interessantes, com atividades dinâmicas e motivadoras. A fundamentação teórica adotada na pesquisa apresentada se trata de análises acerca dos gêneros textuais, que oportuniza um aprendizado sólido, pois os gêneros criam condições para a execução da ação do professor e do aluno nesse contexto educacional. A primeira etapa da pesquisa está relacionada aos conceitos e à historicidade do tema, na qual será explanada por meio de teorias defendidas por especialistas em gêneros textuais. Na segunda, mostram-se as metodologias que devem ser abordadas no ensino de Língua Inglesa por meio das HQs, gênero considerado relevante no aprendizado dos alunos do 6.º ano do ensino fundamental II. Na última etapa, tem-se a pesquisa de campo aplicada por meio de questionário à referida série, esse tem perguntas sobre a realidade escolar do ensino de Língua Inglesa, em que os alunos forneceram informações referentes ao assunto pautado. Sendo assim, a referida pesquisa visa a desenvolver uma reflexão de como está o ensino de Língua Inglesa no ensino fundamental II, e consequentemente apontar métodos inovadores para que o professor possa trabalhar em sala de aula, tendo como base os gêneros textuais e a diversidade, principalmente as HQs, que, apesar de ser um gênero rico e apreciado pelos alunos, não está sendo trabalhado como se deve.___________________________________________________________________________Abstract This research has as its centerpiece the teaching of the English language through the text genres to 6th grade of elementary school II, using of comics (Comics). Is organized into various subjects, among them, the importance of using the text genres in the teaching of English language discipline. Once the language and the genres are present not only in the daily student's school and in their social life. So it's research covers concepts, methodologies and results pertaining to the issue at hand, whose primary purpose is to make your study known and applied in the classroom, with information that is needed by teachers who want to make their classes more enjoyable and interesting, with dynamic activities and motivating. The theoretical foundation adopted in research presented this analysis about the text genres, that it gives a solid learning, because the genres create conditions for the implementation of the action of the teacher and the student in the educational context. The first stage of research is related to the concepts and the historicity of the theme, which will be explained through theories held by specialists in genres. On Monday, are the methodologies that must be addressed in the teaching of English through comics, genre considered relevant to student learning of the 6th grade of elementary school II. In the last step, one has the applied field research through a questionnaire to that series, this one has questions about the reality of teaching English Language school, where students provided information pertaining to the subject based. Thus, this research aims to develop a reflection of how is the teaching of the English language in high school, and consequently point out innovative methods so that the teacher can work in the classroom, taking as a basis the text genres and diversity, especially the comics, who, despite being a rich genre and appreciated by students, it is not being worked like it should. The 6th year of elementary school II. |
URI: | http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/28 |
Aparece nas coleções: | Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA LETRAS 2014, ELICA E HÉLIO 02.pdf | 826,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.