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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ronaldo Ferreira da-
dc.contributor.authorAbreu, César Augusto de-
dc.contributor.authorSilva, Adilmar Lopes de-
dc.contributor.authorKempinski, Flawiany Vieira de Souza-
dc.contributor.authorSantos, Karla Josiane Silva dos-
dc.contributor.authorFerreira, Thalysson Lopes-
dc.contributor.authorQueiroz, Shaienne Karolayne Ferreira-
dc.date.accessioned2023-05-06T20:04:05Z-
dc.date.available2023-05-06T20:04:05Z-
dc.date.issued2023-05-
dc.identifier.urihttp://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/330-
dc.description.abstractA universidade pública é um mundo, além de instituição de ensino; por meio da pesquisa científica ela produz novos conhecimentos, técnicas e tecnologias, e por meio da extensão universitária esse saber chega à sociedade, na forma de programas, projetos e ações que melhoram a vida de muitas pessoas. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada e expressão da expectativa de construção de um projeto democrático de sociedade, que se tornou o artigo 207 da Constituição. Art. 207. As universidades gozam, na forma da lei, de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. (CF, 1988). Destarte, cabe às universidades, sobretudo as públicas, a elaboração e desenvolvimento de projetos e ações que possam mitigar problemas que impactam diretamente a vida sob diversos aspectos, incluindo os socioambientais. A universidade, ao inserir neste contexto, na busca por soluções, existe a necessidade de mudança de paradigmas que deve se sobrepor à busca por ordem e organização do pensamento cartesiano, insuficiente para produzir um conhecimento científico em face da sua atual complexidade. Diante disso é necessário incluir na solução dos problemas, um conjunto de variáveis multidimensionais e multidisciplinares capazes de produzirem respostas a estes desafios. Seguindo essa linha de raciocínio (não cartesiana), a Unidade Universitária de Posse da Universidade Estadual de Goiás (UEG) tem, ao longo dos anos, desenvolvido dezenas de projetos de extensão que impactam anualmente, diretamente e indiretamente, milhares de pessoas da região Nordeste Goiano. Aliando-se ao exposto, a Universidade, especialmente neste momento desafiador, precisa mostrar-se como um importante instrumento público capaz de criar mecanismos que apoiem o desenvolvimento regional por meio de suas atividades finalísticas, além da necessidade de despertar o espírito empreendedor, social e a consciência sobre os elementos que norteiam a vida contemporânea nos estudantes, para corroborar no desenvolvimento da região, sob os aspectos sociais, econômicos e científicos.pt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiás (UEG)pt_BR
dc.subjectNascentespt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectProteçãopt_BR
dc.subjectRecuperaçãopt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.titleRelatório Técnico do Projeto de Monitoramento, Preservação e Recuperação de Nascentespt_BR
dc.typeReportpt_BR
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