Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/330
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ronaldo Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Abreu, César Augusto de | - |
dc.contributor.author | Silva, Adilmar Lopes de | - |
dc.contributor.author | Kempinski, Flawiany Vieira de Souza | - |
dc.contributor.author | Santos, Karla Josiane Silva dos | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Thalysson Lopes | - |
dc.contributor.author | Queiroz, Shaienne Karolayne Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-06T20:04:05Z | - |
dc.date.available | 2023-05-06T20:04:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-05 | - |
dc.identifier.uri | http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/330 | - |
dc.description.abstract | A universidade pública é um mundo, além de instituição de ensino; por meio da pesquisa científica ela produz novos conhecimentos, técnicas e tecnologias, e por meio da extensão universitária esse saber chega à sociedade, na forma de programas, projetos e ações que melhoram a vida de muitas pessoas. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada e expressão da expectativa de construção de um projeto democrático de sociedade, que se tornou o artigo 207 da Constituição. Art. 207. As universidades gozam, na forma da lei, de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. (CF, 1988). Destarte, cabe às universidades, sobretudo as públicas, a elaboração e desenvolvimento de projetos e ações que possam mitigar problemas que impactam diretamente a vida sob diversos aspectos, incluindo os socioambientais. A universidade, ao inserir neste contexto, na busca por soluções, existe a necessidade de mudança de paradigmas que deve se sobrepor à busca por ordem e organização do pensamento cartesiano, insuficiente para produzir um conhecimento científico em face da sua atual complexidade. Diante disso é necessário incluir na solução dos problemas, um conjunto de variáveis multidimensionais e multidisciplinares capazes de produzirem respostas a estes desafios. Seguindo essa linha de raciocínio (não cartesiana), a Unidade Universitária de Posse da Universidade Estadual de Goiás (UEG) tem, ao longo dos anos, desenvolvido dezenas de projetos de extensão que impactam anualmente, diretamente e indiretamente, milhares de pessoas da região Nordeste Goiano. Aliando-se ao exposto, a Universidade, especialmente neste momento desafiador, precisa mostrar-se como um importante instrumento público capaz de criar mecanismos que apoiem o desenvolvimento regional por meio de suas atividades finalísticas, além da necessidade de despertar o espírito empreendedor, social e a consciência sobre os elementos que norteiam a vida contemporânea nos estudantes, para corroborar no desenvolvimento da região, sob os aspectos sociais, econômicos e científicos. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Goiás (UEG) | pt_BR |
dc.subject | Nascentes | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Proteção | pt_BR |
dc.subject | Recuperação | pt_BR |
dc.subject | Monitoramento | pt_BR |
dc.title | Relatório Técnico do Projeto de Monitoramento, Preservação e Recuperação de Nascentes | pt_BR |
dc.type | Report | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatórios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatorio_Tecnico_Final.pdf | Relatório | 11,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Notas e erratas.txt | Notas e erratas | 96 B | Text | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.