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Título: LINGUAGEM MATEMÁTICA: INEFICIÊNCIA E CARÊNCIAS EDUCACIONAIS
Autor(es): Koswoski, Camylla Soares
Ferreira, Ítalo Christian Cardoso
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa
Déficits
Comunicação
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Resumo: Se fundamenta em definições acerca da matemática não meramente numérica e a linguagem como uma ferramenta crucial ao entendimento, correlacionando ambos os conceitos apresentados para a resolução das problemáticas de aprendizagem significativa, principalmente devido a formalização exacerbada e preocupações meramente burocráticas de aprovação. Cuja finalidade é identificar as falhas na ação dialógica, as consequentes disfunções oriundas desta linguagem ineficiente aplicada no ambiente escolar e desenvolvimento de soluções mais adequadas na significação e assimilação de sentido aos cálculos e símbolos próprios desta área do saber, envolvendo processos de diagnosticar os déficits, desenvolver a matemática pautada nas obras estudadas e apresentar os benefícios desta linguagem apropriada. Para a realização deste trabalho foi um estudo caracterizado como a pesquisa de campo, mediante uma abordagem baseada em análises quantitativas e qualitativas, no Ensino Médio do Colégio Estadual Elvira Leão Barreto de Simolândia no Estado de Goiás, com a coleta de dados mediante testes, questionários e observações durante o decorrer das aulas de matemática, mensurando o impacto do projeto no aprendizado dos alunos. Possibilitando abordar os benefícios no cotidiano escolar de uma linguagem adequada aos pressupostos de uma matemática que auxilia na aprendizagem integral humana, envolvendo a desmistificação de mitos que coíbem os estudantes como a questão da existência de “elites intelectuais” que seriam as únicas aptas a compreender os conteúdos e inutilização destes saberes fora do ambiente escolar. Portanto é perceptível a dicotomia existente entre a teoria estudada e a realidade do ambiente prático das salas de aula, onde as problemáticas nessa linguagem matemática e seus déficits educacionais subsequentes, tem correlações com vários problemas desde a formação das licenciaturas até a infraestrutura precária existente, porém, existe a possibilidade de modificar essa questão e solucionar estas deficiências começando primeiramente na mudança da concepção do que é a matemática._________________________________________________________________ It is based on definitions about mathematics that are not merely numerical and language as a crucial tool for understanding, correlating both concepts presented for the resolution of meaningful learning problems, mainly due to exacerbated formalization and merely bureaucratic approval concerns. The purpose of which is to identify the failures in dialogic action, the consequent dysfunctions arising from this inefficient language applied in the school environment and the development of more adequate solutions in the meaning and assimilation of meaning to the calculations and symbols typical of this area of knowledge, involving processes of diagnosing deficits, develop mathematics based on the works studied and present the benefits of this appropriate language. In order to carry out this work, a study was characterized as field research, through an approach based on quantitative and qualitative analysis, in the High School of State high school Elvira Leão Barreto de Simolândia in the State of Goiás, with the collection of data through tests, questionnaires and observations during the course of mathematics classes, measuring the impact of the project on student learning. Making it possible to address the benefits of a language appropriate to the assumptions of a mathematics that helps in integral human learning in the school routine, involving the demystification of myths that restrain students, such as the question of the existence of “intellectual elites” that would be the only ones able to understand the contents and disuse of this knowledge outside the school environment. Therefore, the existing dichotomy between the theory studied and the reality of the practical environment of the classrooms is perceptible, where the problems in this mathematical language and its subsequent educational deficits, have correlations with various problems from the formation of degrees to the existing precarious infrastructure, however , there is the possibility of modifying this issue and solving these shortcomings, starting first with changing the conception of what mathematics is.
URI: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/334
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