Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/336
Título: | DESMISTIFICAÇÃO DA MATEMÁTICA: LIBERTAÇÃO DO SENSO COMUM E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
Autor(es): | Araújo, Andressa Gabrielle de Castro Sousa, Laisa Marques dos Santos |
Palavras-chave: | Matemática Desmistificação Senso Comum Aprendizagem |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
Resumo: | Sabe-se que as relações sociais influenciam de maneira significativa o processo de consolidação do indivíduo como um ser pensante e atuante. No âmbito educacional, essas interações atuam como estímulos na consolidação dos conhecimentos do aluno, compreendendo a perspectiva epistemológica, além da constatação da influência de posições filosóficas que relacionam ensino e aprendizagem, em detrimento das práticas que advém do ensino matemático. Cada estímulo está condicionado a uma resposta, o reforço positivo ou negativo, a depender da motivação inicial. O senso comum, atrelado às práticas educacionais, reforça a ideia de que a matemática é o “bicho de sete cabeças” das disciplinas. Apesar de ausente de qualquer meio de comprovação ou validação, esses ideais enraizados permeiam o processo de ensino e constituem o que pode ser definida como a cultura de impossibilidade de se aprender matemática. Nota-se o quanto a superação dos desafios da docência e a aplicação de uma metodologia inovadora influenciam na formação do educando e no processo de ensino-aprendizagem. Esses fatores contribuem diretamente para a sistematização do seu conteúdo e conhecimentos provenientes de outras disciplinas, que estão intrinsecamente ligados à educação, assim, corroborando para o exercício da docência e desmistificando as crenças ligadas a esse processo. ______________________________________________________________________________ It is known that social relationships significantly influence the process of consolidation of the individual as a thinking and active being. In the educational field, these interactions act as stimuli in the consolidation of the student's knowledge, understanding the epistemological perspective, besides the verification of the influence of philosophical positions that relate teaching and learning, in detriment of the practices that come from mathematics teaching. Each stimulus is conditioned to a response, positive or negative reinforcement, depending on the initial motivation. Common sense, tied to educational practices, reinforces the idea that mathematics is the "seven-headed beast" of subjects. Despite the absence of any means of proof or validation, these deep-rooted ideals permeate the teaching process and constitute what can be defined as the culture of the impossibility of learning mathematics. It is worth noting how much overcoming the challenges of teaching and applying an innovative methodology influence the education of the student and the teaching-learning process. These factors contribute directly to the systematization of its content and knowledge from other disciplines, which are intrinsically linked to education, thus corroborating for the exercise of teaching and demystifying the beliefs linked to this process. Keywords: Mathematics; Demystification; Common Sense; Learning. |
URI: | http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/336 |
Aparece nas coleções: | Artigos científicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DESMISTIFICAÇÃO DA MATEMÁTICA - LIBERTAÇÃO DO SENSO COMUM E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.pdf | 534,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.