Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/34
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Leidiane Gomes da-
dc.contributor.authorSilva, Rafaela Ferreira da-
dc.contributor.authorRocha, Doralice Santiago-
dc.date.accessioned2017-01-13T11:49:31Z-
dc.date.available2017-01-13T11:49:31Z-
dc.date.issued2015-11-
dc.identifier.urihttp://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/34-
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem da literatura brasileira, tendo como objeto de estudo a estética modernista na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos. O ensino de literatura no Ensino Médio tem por finalidade continuar como o processo de formação do leitor através da cultura literária brasileira. No entanto, o ensino de literatura consiste na história da literatura brasileira, seguindo a cronologia literária com uma apresentação do panorama histórico, os dados biográficos dos principais autores e suas principais obras, com alguns fragmentos de textos em prosa ou verso presentes nos livros didáticos, a fim de comprovar as características dos estilos literários. A pesquisa é de caráter bibliográfico, pautada em obras voltadas para o processo de ensino-aprendizagem da literatura, e também obras da crítica literária, e de campo. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foi o questionário direcionado aos alunos com perguntas sobre o desenvolvimento das aulas de literatura e sobre a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos; e a entrevista com a professora de literatura, visando compreender aspectos da sua prática pedagógica. Mediante a análise dos dados coletados, os resultados apontam para a comprovação da deficiência do ensino de literatura voltado para a formação leitora dos alunos, tendo como base de análise a obra “Vidas Secas”. ___________________________________________________________________________ABSTRACT This study objects to analyze the teaching-learning process in Brazilian literature, having as object of study to the modernist aesthetic in the work Vidas Secas by Graciliano Ramos. The teaching of literature in high school aims to continue as the process of formation of the reader through the Brazilian literary culture. However, the teaching of literature is the history of Brazilian literature, following the literary chronology with a presentation of the history, the biographical data of leading authors and their major works, with some fragments of texts in prose or verse present in textbooks in order to verify the characteristics of literary styles. The research is of bibliographical nature and field imprint, based on the reading of works on the teaching-learning process of literature and also works of literary criticism, and in data collection. The procedures used for data collection was a questionnaire directed to students with questions about the development of literature classes and the work Vidas Secas, by Graciliano Ramos; and the interview with the literature teacher aiming to understand aspects of their practice. Through the analysis of the data collected, the results point to proof of disability of the teaching of literature focused on training students ' reader, on the basis of the analysis work Vidas Secas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Possept_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGraciliano Ramospt_BR
dc.subjectVidas Secaspt_BR
dc.titleA ESTÉTICA MODERNISTA NA OBRA DE GRACILIANO RAMOS: “VIDAS SECAS”, SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA JOSEFA BARBOSA VALENTEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A ESTÉTICA MODERNISTA NA OBRA DE GRACILIANO RAMOS.pdf438,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.