Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/35
Título: O PERFIL ÉTICO DO DOCENTE: UMA CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA E DO PENSAMENTO ARISTOTÉLICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM LETRAS
Autor(es): Souza, Nayara Tamires Pereira de
Ribeiro, Alcemir Pinheiro
Palavras-chave: Docência
Ética
Filosofia
Data do documento: 20-Nov-2014
Editor: Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse
Resumo: A educação é e sempre será foco de discussões, pois dessa depende o futuro de toda sociedade. Devido a esse contexto, torna-se relevante abordar a temática que trata da formação do docente, considerando a importância da vivência ética nesse processo de formação. A presente pesquisa enfatiza a grande relevância do processo de formação do docente, fase que o prepara, ou deveria prepará-lo, para esse ofício, base que o leva ao pleno exercício da profissão. É dissertado o papel que o professor vem desempenhando na sociedade; além disso, é mencionada a questão da formação continuada do profissional. A pesquisa abrange o ciclo que deve acontecer na construção do ser docente. A abordagem é embasada nas concepções aristotélicas; em que é salientada a conceituação do filósofo em relação à ética, esta indispensável para formação de qualquer profissional. Esta pesquisa apresenta uma amostragem do perfil do docente que está atuando diariamente no contexto atual da educação e, a partir disso, procura-se compreender o comportamento desse profissional e consequentemente os fatores que o influenciam para que o êxito educacional não seja alcançado. Para a realização desta pesquisa, a princípio foram utilizadas vivências pessoais e também teorias referentes à abordagem, embasadas principalmente no filósofo Aristóteles. Foram utilizadas coletas de dados por amostragem, do tipo intencional, intermediada por um questionário anônimo referente ao tema. O questionário foi aplicado a professores em pleno exercício das disciplinas de língua portuguesa e língua inglesa e a alunos do ensino médio de duas escolas locais. De modo que os resultados ressalvam a explanação desta pesquisa ___________________________________________________________________________ABSTRACT Education is and always will be a focus of discussions, because that depends on the future of every society. Due to this context, it becomes relevant to address the topic which deals with the formation of the teaching staff, considering the importance of living ethics in the process of formation. This research emphasizes the great importance of the teacher training process, phase that prepares, or should prepare him for this craft, which leads to the full exercise of the profession. Is the role that the dissertado professor comes playing in society; In addition, it is mentioned the issue of continuing professional training. The research covers the cycle that must happen in the construction of the teaching staff. The approach is based on the Aristotelian conceptions; in which is stressed the conceptualization of the philosopher regarding ethics, this indispensable for any professional training. This research presents a sampling of the teaching profile that is acting on a daily basis in the current context of education and, from there, seeks to understand the behavior of a trader and consequently the factors that influence so that educational success is not achieved. To carry out this research, personal experiences were used at first and also theories regarding approach, based mainly on the philosopher Aristotle. Data collection were used for sampling, brokered by intentional type an anonymous questionnaire concerning the theme. The questionnaire was applied to teachers in full exercise of the disciplines of the Portuguese language and the English language and the high school students from two local schools. So that the results of this survey explanation does.
URI: http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/35
Aparece nas coleções:Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PERFIL ÉTICO DO DOCENTE.pdf404,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.