Please use this identifier to cite or link to this item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/41
Title: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA
Authors: Alves Rosa, Márcia
Ferreira dos Santos, Enildes
Emília da Silva, Maria
Keywords: Modelagem matemática
ensino de matemática
trigonometria
Issue Date: 25-Nov-2008
Publisher: Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse
Abstract: O objetivo deste trabalho foi de investigar as implicações da modelagem matemática no ensino da trigonometria. Para isto, realizou-se pesquisa com alunos e professores, com a finalidade de conhecer realidades sobre o estudo de trigonometria e o uso da modelagem matemática no atual contexto educacional. Acreditando que a modelagem matemática seja um meio de contextualizar os conteúdos, levando situações reais para a sala se aula, efetuou-se uma experiência de modelagem no ensino das razões trigonométricas, tendo como público alvo alunos da segunda série do ensino médio. A escolha do conteúdo se deu em decorrência do mesmo ser considerado complexo no âmbito escolar e para confirmar a eficácia da ferramenta modelagem como procedimento metodológico facilitador no ensino de matemática. Percebeu-se que a modelagem matemática proporcionou aprendizagem significativa do saber matemático pertinente à trigonometria.
URI: http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/41
Appears in Collections:Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia-Modelagem matematica.pdf1,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.