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Título: O USO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL ARGEMIRO ANTÔNIO DE ARAÚJO.
Autor(es): Rodrigues de Sousa, Adriele
Maria de Souza Costa Melo, Edia
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Método
Planejamento
Espaço não formal
Ensino de matemática
Data do documento: 30-Nov-2016
Editor: Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse
Resumo: O ensino da matemática requer planejamento e criatividade para que a aprendizagem ocorra de forma efetiva e significativa. Os espaços não formais podem ser um recurso facilitador já que os ambientes oferecem subsídios ao professor para inovar a sua prática. Nesta perspectiva o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir as contribuições que os espaços não formais podem garantir ao ensino aprendizagem de matemática. Como metodologia foi utilizada a pesquisa qualitativa de caráter exploratório e quantitativa. Foram aplicados questionários tanto para os alunos quanto para os professores com perguntas abertas e fechadas, que visavam analisar se este tipo de atividade era realizado. Os resultados obtidos foram positivos, a aprendizagem fora do contexto escolar tornou possível essa articulação para contextualizar os conteúdos das disciplinas desenvolvidas nas salas de aula. As referências foram baseadas nas ideias de GOHN (2010;2011; 2006), PIMENTA & LIMA(2004), D’AMBROSIO(1996), LIBÂNEO(2008), XAVIER & FERNANDES(2008), HAYDT(2006) e PCN’S.
URI: http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/56
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