Please use this identifier to cite or link to this item:
http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/56
Title: | O USO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL ARGEMIRO ANTÔNIO DE ARAÚJO. |
Authors: | Rodrigues de Sousa, Adriele Maria de Souza Costa Melo, Edia |
Keywords: | Aprendizagem significativa Método Planejamento Espaço não formal Ensino de matemática |
Issue Date: | 30-Nov-2016 |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse |
Abstract: | O ensino da matemática requer planejamento e criatividade para que a aprendizagem ocorra de forma efetiva e significativa. Os espaços não formais podem ser um recurso facilitador já que os ambientes oferecem subsídios ao professor para inovar a sua prática. Nesta perspectiva o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir as contribuições que os espaços não formais podem garantir ao ensino aprendizagem de matemática. Como metodologia foi utilizada a pesquisa qualitativa de caráter exploratório e quantitativa. Foram aplicados questionários tanto para os alunos quanto para os professores com perguntas abertas e fechadas, que visavam analisar se este tipo de atividade era realizado. Os resultados obtidos foram positivos, a aprendizagem fora do contexto escolar tornou possível essa articulação para contextualizar os conteúdos das disciplinas desenvolvidas nas salas de aula. As referências foram baseadas nas ideias de GOHN (2010;2011; 2006), PIMENTA & LIMA(2004), D’AMBROSIO(1996), LIBÂNEO(2008), XAVIER & FERNANDES(2008), HAYDT(2006) e PCN’S. |
URI: | http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/56 |
Appears in Collections: | Artigos científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O USO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS .pdf | 203,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.