Please use this identifier to cite or link to this item:
http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/57
Title: | MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO DENOMINADA COLÉGIO ESTADUAL DO POVOADO BARREIRO. |
Authors: | Keilla Alves da Silva, Aline Ferreira do Nascimento Filho, Mário |
Keywords: | Modelagem Matemática Função Afim Prática Docente Escola do Campo |
Issue Date: | 2-Dec-2016 |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse |
Abstract: | Este estudo pretende mostrar como a Modelagem Matemática pode ser uma aliada no processo de ensino/aprendizagem de Matemática, visando uma forma de mediar o processo de ensino de função afim de maneira que a mesma possa consolidar uma aprendizagem mais significativa e eficaz. Analisa-se, que está também possa ser um recurso alternativo auxiliador na prática docente, exercendo uma ligação na validação da aprendizagem do conceito de função e sua aplicabilidade no cotidiano. No intuito de validar a pesquisa, esta análise teve como público-alvo alunos do 1º ano de ensino médio e professores, da Escola do Campo denominada Colégio Estadual do Povoado Barreiro, onde permeou-se pela realização de uma oficina com os docentes culminando em uma discussão teórica e reflexiva sobre o uso da Modelagem Matemática em sala de aula. O trabalho com os alunos consistiu na formulação e consolidação de modelos matemático acerca do conteúdo de Função Afim, de forma coletiva realizando oficinas com a utilização da conta de energia como situação problema por ser um tema pertinente do cotidiano dos estudantes, tomando como base a dialética na relação educador e educando. |
URI: | http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/57 |
Appears in Collections: | Artigos científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Modelagem Matemática.pdf | 359,64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.