Please use this identifier to cite or link to this item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/61
Title: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA RURAL E ETNOMATEMÁTICA: VISUALIZAÇÃO E COMPREENSÃO DE NOVOS DIÁLOGOS
Authors: Gomes da Fonseca, Deyse
Madalena Pozzobon Muller, Hofélia
Keywords: Etnomatemática
Aprendizagem Matemática
Ambiente Rural
Issue Date: 7-Oct-2016
Publisher: Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse
Abstract: O projeto de pesquisa “Aprendizagem matemática rural e etnomatemática: visualização e compreensão de novos diálogos” insere-se, na proposta de realização do TC- Trabalho de Curso, elaborado no 4º ano de Licenciatura em Matemática da UEG- Câmpus Posse/GO cujo objetivo é investigar os saberes matemáticos advindos do ambiente familiar/social da zona rural e suas implicações na aprendizagem matemática no contexto escolar. A metodologia utilizada tem pressupostos básicos da pesquisa qualitativa e descritiva, a partir de dados bibliográficos e empíricos, investigando os saberes matemáticos de alunos do Ensino Médio da zona rural. Os instrumentos de coletas de dados serão por meio de entrevistas e aplicação de atividades matemáticas com resolução de problemas relacionados à geometria plana. Os aportes teóricos que sustentam a pesquisa advém do campo da etnomatemática. Espera-se compreender como o saber matemático desenvolvido na escola é integrado às situações presentes no cotidiano dos alunos da zona rural e a possível identificação de aspectos que possam para contribuir para o sucesso escolar dos alunos provenientes da zona rural.
URI: http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/61
Appears in Collections:Artigos científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA RURAL .pdf205,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.