Please use this identifier to cite or link to this item:
http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/61
Title: | APRENDIZAGEM MATEMÁTICA RURAL E ETNOMATEMÁTICA: VISUALIZAÇÃO E COMPREENSÃO DE NOVOS DIÁLOGOS |
Authors: | Gomes da Fonseca, Deyse Madalena Pozzobon Muller, Hofélia |
Keywords: | Etnomatemática Aprendizagem Matemática Ambiente Rural |
Issue Date: | 7-Oct-2016 |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse |
Abstract: | O projeto de pesquisa “Aprendizagem matemática rural e etnomatemática: visualização e compreensão de novos diálogos” insere-se, na proposta de realização do TC- Trabalho de Curso, elaborado no 4º ano de Licenciatura em Matemática da UEG- Câmpus Posse/GO cujo objetivo é investigar os saberes matemáticos advindos do ambiente familiar/social da zona rural e suas implicações na aprendizagem matemática no contexto escolar. A metodologia utilizada tem pressupostos básicos da pesquisa qualitativa e descritiva, a partir de dados bibliográficos e empíricos, investigando os saberes matemáticos de alunos do Ensino Médio da zona rural. Os instrumentos de coletas de dados serão por meio de entrevistas e aplicação de atividades matemáticas com resolução de problemas relacionados à geometria plana. Os aportes teóricos que sustentam a pesquisa advém do campo da etnomatemática. Espera-se compreender como o saber matemático desenvolvido na escola é integrado às situações presentes no cotidiano dos alunos da zona rural e a possível identificação de aspectos que possam para contribuir para o sucesso escolar dos alunos provenientes da zona rural. |
URI: | http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/61 |
Appears in Collections: | Artigos científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA RURAL .pdf | 205,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.