Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/61
Título: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA RURAL E ETNOMATEMÁTICA: VISUALIZAÇÃO E COMPREENSÃO DE NOVOS DIÁLOGOS
Autor(es): Gomes da Fonseca, Deyse
Madalena Pozzobon Muller, Hofélia
Palavras-chave: Etnomatemática
Aprendizagem Matemática
Ambiente Rural
Data do documento: 7-Out-2016
Editor: Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse
Resumo: O projeto de pesquisa “Aprendizagem matemática rural e etnomatemática: visualização e compreensão de novos diálogos” insere-se, na proposta de realização do TC- Trabalho de Curso, elaborado no 4º ano de Licenciatura em Matemática da UEG- Câmpus Posse/GO cujo objetivo é investigar os saberes matemáticos advindos do ambiente familiar/social da zona rural e suas implicações na aprendizagem matemática no contexto escolar. A metodologia utilizada tem pressupostos básicos da pesquisa qualitativa e descritiva, a partir de dados bibliográficos e empíricos, investigando os saberes matemáticos de alunos do Ensino Médio da zona rural. Os instrumentos de coletas de dados serão por meio de entrevistas e aplicação de atividades matemáticas com resolução de problemas relacionados à geometria plana. Os aportes teóricos que sustentam a pesquisa advém do campo da etnomatemática. Espera-se compreender como o saber matemático desenvolvido na escola é integrado às situações presentes no cotidiano dos alunos da zona rural e a possível identificação de aspectos que possam para contribuir para o sucesso escolar dos alunos provenientes da zona rural.
URI: http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/61
Aparece nas coleções:Artigos científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA RURAL .pdf205,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.