Please use this identifier to cite or link to this item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/63
Title: UTILIZANDO A PLANILHA CALC. PARA REDESCOBRIR CONCEITOS MATEMÁTICOS NO CONSUMO DA ÁGUA ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Authors: Thaise da Silva Costa, Erika
Maria de Souza Costa Melo, Edia
Keywords: Ensino da matemática
Modelagem Matemática
Planilha Calc
Consumo da água
Issue Date: 1-Dec-2016
Publisher: Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse
Abstract: Pensando em contribuir para o ensino da matemática tornar-se mais significativo e eficaz, vem-se através deste artigo trazer a matemática para o nosso cotidiano demonstrando o atual cenário da escassez da água, tendo como objetivo trazer à discussão este tema por meio da Modelagem Matemática, que é uma tendência metodológica para o ensino aprendizagem como uma das alternativas para levar a realidade para sala de aula e assim aumentar a motivação dos alunos para o estudo da Matemática aliada à Planilha Calc., sendo esta uma ferramenta tecnológica que permite aplicar fórmulas e efetuar cálculos. A ideia de alguns autores foram fundamentais para a escrita e execução desse trabalho de pesquisa, D’Ambrosio (1989 e 2007), os PCNs Meio Ambiente e temas transversais de 1997. Os métodos utilizados nesse artigo fundamentam – se na pesquisa de natureza bibliográfica e experimental, tendo como método o Hipotético dedutivo, o procedimento da pesquisa foi direta, avaliando os efeitos, causas e consequências das ações humana relacionadas ao consumo desenfreado da água. Esta proposta possibilitou o redescobrimento de conceitos matemáticos fundamentais para a construção de uma consciência quanto à escassez dos nossos recursos hídricos, onde foram obtidos resultados positivos diante do tema proposto.
URI: http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/63
Appears in Collections:Artigos científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UTILIZANDO A PLANILHA CALC.pdf1,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.