Please use this identifier to cite or link to this item:
http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/63
Title: | UTILIZANDO A PLANILHA CALC. PARA REDESCOBRIR CONCEITOS MATEMÁTICOS NO CONSUMO DA ÁGUA ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Authors: | Thaise da Silva Costa, Erika Maria de Souza Costa Melo, Edia |
Keywords: | Ensino da matemática Modelagem Matemática Planilha Calc Consumo da água |
Issue Date: | 1-Dec-2016 |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse |
Abstract: | Pensando em contribuir para o ensino da matemática tornar-se mais significativo e eficaz, vem-se através deste artigo trazer a matemática para o nosso cotidiano demonstrando o atual cenário da escassez da água, tendo como objetivo trazer à discussão este tema por meio da Modelagem Matemática, que é uma tendência metodológica para o ensino aprendizagem como uma das alternativas para levar a realidade para sala de aula e assim aumentar a motivação dos alunos para o estudo da Matemática aliada à Planilha Calc., sendo esta uma ferramenta tecnológica que permite aplicar fórmulas e efetuar cálculos. A ideia de alguns autores foram fundamentais para a escrita e execução desse trabalho de pesquisa, D’Ambrosio (1989 e 2007), os PCNs Meio Ambiente e temas transversais de 1997. Os métodos utilizados nesse artigo fundamentam – se na pesquisa de natureza bibliográfica e experimental, tendo como método o Hipotético dedutivo, o procedimento da pesquisa foi direta, avaliando os efeitos, causas e consequências das ações humana relacionadas ao consumo desenfreado da água. Esta proposta possibilitou o redescobrimento de conceitos matemáticos fundamentais para a construção de uma consciência quanto à escassez dos nossos recursos hídricos, onde foram obtidos resultados positivos diante do tema proposto. |
URI: | http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/63 |
Appears in Collections: | Artigos científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UTILIZANDO A PLANILHA CALC.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.