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Title: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM LETRAS
Authors: Rocha, Edneia Francisco Da
Ribeiro, Alcemir Pinheiro
Keywords: Filosofia
Educação
Reflexão
Pensamento
Issue Date: Nov-2015
Publisher: Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse
Abstract: A pesquisa enfoca a importância da filosofia, destacando a sua influência nas práticas educacionais do curso de Letras. É interessante postular que esta disciplina é imprescindível na formação do educador, por isso que ela foi posta no currículo como obrigatória nos cursos de licenciaturas, sendo esta desenvolvida em apenas um semestre. O ensino da mesma é indispensável, uma vez que ela leva ao pensar, refletir, raciocinar, despertar o senso critico e consequentemente auxiliar uma nova visão da sociedade. Isso faz com que os educadores aprendam a resolver os problemas existenciais no transcorrer de sua carreira profissional. Nesse sentido, é necessário que os educadores adquiram uma reflexão filosófica e reavaliem suas práticas educacionais para que deste modo, seu raciocínio auxilie a transformação da visão da sociedade, onde pressupõe que a educação é a principal responsável pela transformação da mesma. Portanto é válido relatar que em primeiro momento explicitou a etimologia e origem do estudo em questão para o entendimento do seu sentido. Em seguida fez-se necessário a exposição do senso comum (aquele conhecimento herdados por um grupo social) porque essas experiências são fragmentárias e desprovidas de certeza, porém ainda continuam sendo utilizadas sem adequá-las as novas situações. Na sequência foram abordadas as teorias antropológicas, axiológicas, epistemológicas e a disciplina em questão nas práticas educacionais em busca de compreendermos melhor os propósitos que induzem os educadores, condições para um bom desempenho em sua atuação. Por último foi evidenciada a prática do profissional da educação através de coletas de dados em uma Instituição Estadual._____________________________________________________________________ABSTRACT The research focuses on the importance of philosophy, highlighting their influence on educational practices letters of course. It is interesting to postulate that this course is essential in the formation of the educator, so she was put in the curriculum as mandatory in undergraduate courses, which is developed in just one semester. The teaching of it is essential, since it leads to think, reflect, reason, awaken the critical sense and therefore assist a new vision of society. This makes educators learn how to solve the existential problems in the course of his professional career. Therefore, it is necessary for educators to acquire a philosophical reflection and reassess their educational practices so that thus his reasoning assist the transformation of view of society, which assumes that education is primarily responsible for the transformation of it. So is valid report that first time explained the etymology and origin of the present study to the understanding of its meaning. Then it was necessary to display common sense (that knowledge inherited by a social group) because these experiences are fragmentary and devoid of certainty, but are still being used without adapt them to new situations. Following were addressed anthropological theories, axiological, epistemological and discipline involved in educational practices seeking better understand the purposes inducing educators, conditions for a good performance in its operations. Finally it was evidenced the practice of professional education through data collection in a State Institution.
URI: http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/89
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