Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/91
Título: | AS NOVAS TECNOLOGIAS E SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UM COLÉGIO ESTADUAL |
Autor(es): | Diniz, Dayane Pimentel Cruz, Marilene Pimentel Da Melo, Édia Maria de Souza Costa |
Palavras-chave: | Educação Novas Tecnologias Língua Portuguesa Prática pedagógica e ferramentas midiáticas |
Data do documento: | Nov-2014 |
Editor: | Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é verificar a influência que o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação exercem sobre processo de ensino e aprendizagem, na disciplina de Língua Portuguesa, criando situações de ensino que possam demonstrar a eficiência e eficácia ao utilizar as Tecnologias Educacionais, como auxiliadoras na prática pedagógica da disciplina de Língua Portuguesa. O estudo foi realizado em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma Colégio Estadual em Iaciara, onde ocorreram observações e posteriormente, a aplicação de questionários, sequenciados pelo desenvolvimento e aplicação de um Projeto de intervenção, do qual foi criado uma página na rede social Facebook, para estudos além da sala de aula. Durante a aplicação do projeto, foi identificado que haviam alunos que não tinham acesso a esse recurso, e que alguns ainda não estavam amadurecidos com a proposta de se utilizar as redes sociais como instrumento de transmissão educativa, além de a escola não condicionar o uso deste recurso aos alunos. Contudo, as aulas foram dinâmicas e o acesso à página, ocorreu de modo satisfatório fora do espaço escolar. Com o desenvolvimento desta pesquisa, foi possível identificar que as Novas Tecnologias podem beneficiar o processo de ensino-aprendizagem, mas é preciso que haja suporte e condições de uso adequados na prática pedagógica.___________________________________________________________________ABSTRACT He aim of this research is to check the influence that the use of New Technologies of Information and Communication have on the teaching and learning process in the Portuguese Language, creating learning situations that can demonstrate the effectiveness and efficiency when using the Educational Technology as a support in the Portuguese subject . The study happened in a 8th grade elementary school class in a state school in Iaciara, where was done some observation and after that a sequence of questionnaires by the development and the implementation of an intervention project, which was created a webpage on a social network Facebook for the studies beyond the classroom. During the implementation of the project, it was identified that there were students who didn’t have access to this resource, and that some were not matured enough to the suggestion of using social networks as a tool for educational propagation, beyond the school doesn’t take into consideration the use of this resource for the students. However, classes were dynamic and the access to the webpage was acceptable beyond the walls of the school. With the development of this research, it was possible to identify that the New Technologies can be favorable to the teaching and learning process, but it is necessary to have support and adequated conditions in the teaching practice. |
URI: | http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/91 |
Aparece nas coleções: | Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AS NOVAS TECNOLOGIAS E SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.