Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://aprender.posse.ueg.br:8081/jspui/handle/123456789/94
Título: A FORMAÇÃO DOS ALUNOS LEITORES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE POSSE-GOIÁS
Autor(es): Santana, Ana Paula Ferreira
Melo, Édia Maria de Souza Costa
Palavras-chave: Leitura
Formação
Leitores
Escola
Estratégias
Data do documento: Dez-2011
Editor: Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Posse
Resumo: Esta monografia faz uma abordagem significativa acerca da formação dos alunos leitores no 6º ano. Será feita uma pesquisa de campo no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Posse – Goiás. Ao longo do desenvolvimento do tema em voga vê-se o quanto o ensino da leitura é fundamental para dar solução a problemas relacionados ao baixo aproveitamento escolar, ao fracasso geral do aluno no 6º ano. Este trabalho tem como objetivo salientar sobre a importância da leitura para a formação de leitores. A gama de conhecimentos que envolvem a leitura, a análise da sociedade, da escola, da formação dos professores e da família, será à base do estudo em pauta, que partirá de uma visão de relação entre escola, formação dos professores e a sociedade. As citações dos autores mencionados estão relacionadas à aprendizagem consciente das ações educativas referente à leitura que norteiam o presente trabalho, conduzindo a todos a uma reflexão profunda sobre o tema, por ser, sem dúvida, fator determinante de sucesso ou fracasso escolar dos educandos e, por conseguinte da prática pedagógica dos docentes, que se veem desafiados a ensinar de forma mais coerente e efetiva. Ao longo do desenvolvimento deste, serão apresentados os resultados da pesquisa da escola-campo em forma de gráficos, onde poderão ser apresentada freqüência de leitura na sala de aula do 6º ano do Ensino fundamental, bem como a evolução de diversos fatores contribuintes para a formação de alunos leitores na mesma série em questão. Em enexo se encontra uma entrevista que fora feita a uma professora de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental da escola-campo._________________________________________________________________ABSTRACT This monographisa significant approachon the trainingof the studentreader inearly grades. There will bea fieldin the 6th yearof elementary schoolor a school ofPosse - GoiásThroughout the developmentof the themein fashionis seenastheteaching of reading isessentialto solvetheproblems related tolow educational attainment, thegeneral failureof the studentin the early grades. Thispaper aims tohighlightthe importanceof reading forthe formation ofreaders.The range ofskills involved inreading,analysis of society, school,teacher trainingand familywill be the basisof the studyat hand, which begins with avision of therelationship between school,training teachersand society.The citationsof the authors mentionedare related toconscious learningofeducationalrelatedto reading, guidingthe present work, allleading toaprofound reflectionon the subject, being undoubtedlythe determining factorof success or failureofschoolstudents andthereforethe pedagogic practiceof teachers, who are challenged toteach morecoherent andeffective. Throughout the developmentof thispaper presents theresultsof research onschool-field in the form of graphs, whichcan bepresent afrequency ofreadingin the classroomof the 6th gradeof elementary school, as well as the evolution of manyfactors contributing tothe formation ofstudentreadersin the same seriesin question.Inenexisaninterview thatwas mademade toaPortuguese languageteacherfor the 6thyearof elementary school-school field.
URI: http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/94
Aparece nas coleções:Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A FORMAÇÃO DOS ALUNOS LEITORES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf330,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.